quinta-feira, 14 de março de 2013

33ª Semana de Física da Universidade Federal de Goiás


A 30ª edição da Semana da Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) será realizada entre os dias 17, 18 e 19 de Abril de 2013, no Instituto de Física, Campus Samambaia, Goiânia-GO.

Em 2013, esse tradicional evento anual irá completar30 anos de existência e tem registrado um número médio de 400 participantes, nos últimos 5 anos, oriundos de várias regiões do Brasil.


No ano de 2013, comemoraremos os 100 anos do modelo atômico de Bohr e os 50 anos da criação do antigo IMF – Instituto de Matemática e Física da UFG, que posteriormente deu origem ao Instituto de Física, além de prestarmos homenagem ao professor Waldemar Wolney Filho.


No ano de 2013 também é comemorado o centenário da cristalografia de raios X como técnica de elucidação estrutural e do prêmio nobel atribuído a Max V. Laue por esta descoberta.


Para celebrarmos essas datas especiais foram convidados grandes nomes da Ciência Brasileira a fim de abrilhantar nosso evento. Por exemplo, há trinta anos esteve presente na primeira edição o Prof. Moysés Nussenzveig, o qual já confirmou presença na trigésima edição.


Para a Semana de 2013 foram convidados 14 professores pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Durante a Semana haverá 6 minicursos, 8 palestras, 2 mesas redondas, 7 seminários e 1 laboratório de demonstrações.


As mesas redondas abordarão os temas i) aquecimento global e mudanças climáticas, em que dois pesquisadores defenderão opiniões diferentes e ii) o Bóson de Higgs, considerada por especialistas como a descoberta do século.


Durante o evento serão também realizadas demonstrações de experimentos de Física no Pátio da Ciência, além de visitas aos laboratórios do Instituto de Física.


As palestras e minicursos terão seus resumos reunidos para a confecção de livro de resumos, no qual incluiremos também os resumos dos trabalhos dos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.


As inscrições estarão abertas até o dia 29 de Março.


Resumo das comemorações


100 anos do modelo atômico de Bohr

O modelo atômico de Bohr, proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr em 1913, representa o átomo como um pequeno núcleo carregado eletricamente com carga positiva, circundado por elétrons descrevendo órbitas circulares ao redor do núcleo, numa estrutura similar ao sistema solar, sendo a força de Coulomb a responsável pela atração nesse sistema. O modelo de Bohr representa uma melhora em relação aos modelos anteriores, proposto por Thomson em 1904 (pudim de ameixas) e por Rutherford em 1911 (modelo planetário). O principal sucesso do modelo de Bohr está na explicação da fórmula de Rydberg para as linhas espectrais de emissão do átomo de hidrogênio. O modelo de Bohr não só explicou a razão para a estrutura da fórmula de Rydberg como também forneceu uma justificativa para os resultados empíricos dessa fórmula em termos de constantes físicas fundamentais.

50 anos de criação do IMF

No Estado de Goiás, o ensino superior de Física teve início em 1955, com a fundação da Escola de Engenharia do Brasil Central, uma das faculdades que veio a integrar poucos anos depois, em 1960, a Universidade Federal de Goiás [UFG]. Com a implantação de institutos básicos de ensino, da Escola de Engenharia, o Conselho Universitário da UFG deliberou a criação do Instituto de Matemática e Física – IMF, em 23 de novembro de 1963, com previsão de início de suas atividades regulares a partir de março de 1964.

Professor Homenageado

Por sua grande contribuição na consolidação do Instituto de Física como centro de ensino e pesquisa, a Semana da Física de 2013 presta suas homenagens ao Prof. Waldemar Wolney Filho.

Palestrantes Convidados


Prof. Dr. Antonio Adilton Oliveira Carneiro – USP/RP

Prof. Dr. Arthur Moraes – University of Glasgow/CBPF
Prof. Dr. Carlito Lariucci – IF/UFG
Prof. Dr. Celso J. Villas-Bôas – UFSCar/USP
Prof. Dr. Dionísio Bazeia – IF/UFPB
Prof. Dr. Fernando Pelegrini – IF/UFG
Prof. Dr. Gabriel Landi – IF/USP
Prof. Dr. Gerardo Adesso – The University of Nottingham
Prof. Dr. Gilberto Tavares – IF/UFG
Prof. Dr. Giovani Piacenti – IF/UFG
Prof. Dr. Rogério Rosenfeld – IFT/ UNESP
Prof. Dr. Roberto M. Serra – UFABc
Prof. Dr. Jefferson A. R. da Cunha – IF/UFG
Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho – UFG
Prof. Dr. Luiz Carlos Molion – IF/UFAL
Prof. Dr. Marco Antônio Moreira – IF/UFRGS
Prof. Dr. Nelson Cardoso do Amaral – IF/UFG
Prof. Dr. Osni Silva – IF/UFG
Prof. Dr. Paulo Henrique Souto Ribeiro – IF/UFRJ
Prof. Dr. Ricardo Avelino Gomes – IF/UFG
Prof. Dr. Roberto Nardi – IFT/UNESP
Prof. Dr. Rodrigo Villares Portugal – LNNano
Prof. Dr. Salviano de Araújo Leão – IF/UFG
Profa. Dra. Sandramara Matias Chaves – Prograd/UFG
Prof. Dr. Sérgio Carlos Zílio – USP/SC
Prof. Dr. Wagner Wilson Furtado – IF/UFG
Prof. Dr. Waldemar Volney Filho – IF/UFG

(O texto acima foi retirado integralmente da página do evento)


Mais informações:

http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=6341

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...