Coordenador: Prof. Dr. Luizdarcy de Matos Castro
O Ensino de Ciências têm-se realizado freqüentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mais também por isso, vazios de significados. A compreensão das teorias deve capacitar o aluno para uma leitura de mundo articulada, dotada de potencial de generalização que esse conhecimento possui. Qualquer cidadão deve possuir um mínimo de conhecimento científico para ter condições de utilizá-lo em suas interpretações de situações de relevância social, reais, concretas e vividas, bem como aplicá-lo nessas e em outras situações. O subprojeto que propomos, “a experimentação inclusa na microrrede de ensino aprendizagem – formação por meio materiais alternativos”, contribuirá para uma melhor formação de professores, pois permite aos licenciandos intercalar os conceitos científicos e o uso da ferramenta utilizada, com a prática e fenômenos do cotidiano, realizando experimentos que concretizem o aprendizado visto em sala de aula. Além disso, auxiliará professores na transmissão de conceitos fundamentais, mostrando ao licenciando como empregar os conhecimentos obtidos em cursos abstratos vistos na graduação a problemas concretos do ensino da Física. Os graduandos envolvidos com o projeto terão contato direto com novas técnicas e metodologias de ensino, e assim poderão vivenciar as dificuldades e problemas enfrentados pelos professores pesquisadores desta área, desenvolvendo assim o prazer pela pesquisa. Desta forma, o projeto possibilita e incentiva a iniciação do licenciando na produção do conhecimento e sua convivência cotidiana com o procedimento científico em suas técnicas, organizações e métodos. Além disso, a realização de feiras de ciência e outros eventos para exposição dos trabalhos desenvolvidos no projeto, permitirão que o conhecimento produzido na universidade seja socializado com a comunidade.
Olá, Luizdarcy,
ResponderExcluirBom quando envidamos esforços na construção de uma prática pedagógica cada vez mais reflexiva. Oportunizar aos futuros professores uma formação que busca a indissociabilidade entre teoria e prática me parece ser um grande avanço no nosso trabalho de professores, afinal, penso que o nosso propósito e construir novos olhares para a docência, o que significa, inevitavelmente, a busca por novas compreensões de mundo, de conhecimento, de sociedade, de universidade... Espero que esse nosso trabalho na microrrede de formação possa ser um espaço não apenas de iniciação a docência, mas e sobretudo, da ressignificação do trabalho docente, pois para os nossos alunos o PIBID permite a "iniciação" no labor da docência, para nós, docentes, é sempre uma "(re)iniciação"...
Sucesso, colega!
Daniele Freire - coordenadora do subprojeto de Pedgaogia - Jequié-BA.